sexta-feira, 18 de junho de 2010

Como você enxerga o mercado de trabalho e suas oportunidades de empregos?


Daí pessoal, hoje começa realmente o desafio, esperamos nos superar a cada novo tema, e também acreditamos ser possível abrir a mente dos jovens que lerem o que escreveremos aqui.

O tema é: Como você enxerga o mercado de trabalho e as oportunidades de empregos?



And here we GO!

Nesse ponto da adolescência, em torno dos 15 aos 18 anos, existem algumas palavras que os jovens ficam cansados de tanto ouvir, tais como:

- Filho, estude! Você tem que estar preparado para o mercado de trabalho.

- Hoje, sem o estudo você não é nada. O mercado de trabalho está muito mais concorrido, e as oportunidades muito mais difíceis.

Você com certeza já deve ter ouvido algo parecido, de seus pais, professores ou de seus tios, e acredite: eles não estão errados!

Mas... O que é o mercado de trabalho?

De uma forma mais simples, podemos dizer que o mercado de trabalho nada mais é do que a relação das pessoas que procuram emprego, e das pessoas que oferecem emprego.


Realmente, o mundo está muito mais concorrido. Existem formas simples e bastantes eficazes para você sair na frente de seus concorrentes: primeiro pense que você precisa estudar e se qualificar cada vez mais, fazendo cursos profissionalizantes (o próprio Senai, que apóia o desafio, oferece alguns cursos pagos e gratuitos, para pessoas acima de 14 anos). Estar atento ao que acontece ao redor do mundo, assistindo noticiários, lendo jornais e ganhando tempo com atividades culturais. Na Internet, reduza seu tempo para o Messenger e o Orkut, e procure estar atento às coisas que podem lhe auxiliar no futuro, lendo matérias e artigos relacionados, como exemplo: “Você já decidiu qual curso superior irá cursar!” Porque não entrar num site de pesquisas e buscar algo do tipo: “Como deve se comportar um profissional na área de ‘tal curso’?”. Com o tempo você vai adquirindo alguma experiência, mesmo sem estar exercendo sua profissão, o que deixa você a frente de seu concorrente numa possível entrevista de emprego, e no meio dos profissionais de sua área de atuação.



Quem tem melhores chances neste mercado?

Porque hoje o índice de desemprego ainda é alto? Seria a falta de emprego ou a falta de pessoas qualificadas para exercer certa função? Eis a questão...

Quem o setor de Recursos Humanos (RH) prefere contratar? A pessoa que cursou o ensino médio, ou a pessoa que cursou o ensino médio e paralelamente um curso profissionalizante específico naquela área? Com certeza o profissional especializado na área. Não queremos desmerecer as pessoas, que lutam por um bom emprego, e que não tiveram oportunidades ao longo da vida, mas este é o mercado.

Hoje, quem tem mais oportunidades no mercado de trabalho, são as pessoas que ao longo de sua formação no ensino médio já decidiram o que irão fazer da vida, e que já fazem algo para somar em seu currículo. Mas será que só suas habilidades técnicas conseguem te levar onde você almeja chegar? Não é bem assim...



Terminei o ensino médio, tenho um curso ou faculdade. Tenho um emprego garantido?

Grandes chances você possui de entrar mais facilmente no mercado de trabalho. Mas será que só o seu conhecimento consegue lhe colocar no lugar que você quer chegar? De acordo com Airton Rosini, coordenador do e cursos da área de Administração e Negócios do Senac de Santo André em São Paulo: "O mercado de trabalho busca os profissionais, não apenas os que tenham habilidades técnicas, mas também habilidades humanas e também conceituais. Eles têm que estar alinhados aos objetivos estratégicos da organização em que trabalham".

Não é tão fácil como se pensa. Você pode ser um grande mestre em matemática ou física, mas você tem as habilidades humanas que Airton Rosini citou? São habilidades que você adquire através do tempo como: respeito pelo próximo, humildade e o diálogo. São coisas que, quanto antes você souber melhor será, assim você terá mais tempo para desenvolver estas habilidades e conseqüentemente chegar mais preparado no seu primeiro local de trabalho.

Fonte: Administradores.com.br



Qual será a profissão, que estará em alta quando eu me formar. Será fácil ingressá-la?

Algumas profissões estão saturadas no mercado, com oportunidades muito baixas de se conseguir um bom lugar para trabalhar, com um bom salário. Já outras, estão em falta, com muitos empregadores procurando e poucas pessoas qualificadas para aquela função, o que de fato gera certo desequilíbrio. Este desequilíbrio pode lhe dar chances mais rápidas e melhores de ingressar ao mercado, dependendo da profissão que você irá escolher para seu futuro. Obviamente, o lugar onde você mora estará diretamente influenciando na disponibilidade de vagas na área que você ira querer, pode ser muito fácil ou talvez muito difícil.

Um exemplo: Se Joãozinho é um engenheiro ou um técnico e mora em Manaus, com certeza ele terá muito mais chances de arrumar um bom emprego, do que, Marquinhos, que mora em Manaus e trabalha como Biólogo. Por causa do grande pólo industrial que há naquela região.

As profissões relacionadas ao meio ambiente e aos recursos naturais, obviamente serão muito valorizadas hoje, e principalmente no futuro. “Agronomia, Engenharia Ambiental, Engenharia de petróleo e gás e Engenharia Hídrica devem ter um mercado aberto por mais 10 ou 15 anos.”

Colocaremos a seguir uma lista com as profissões que estão sendo bem valorizadas, onde elas tem um maior campo de atuação e suas respectivas localizações:

"REGIÃO PARANÁ • Áreas em alta: Controladoria, Logística, Suprimentos, Engenharia, Comerciais e Atendimento ao Público, Inteligência de Mercado/Marketing e Tecnologia da Informação; • Cursos em alta: Ciências Contábeis, Engenharias em geral, Informática, Administração, Marketing; • Obs.: Vagas na área de Tecnologia da Informação , busca crescente de profissionais recém formados para serem desenvolvidos.


REGIÃO NORTE • Área de Engenharia Mecânica, Civil, Elétrica e Mecatrônica; • Sistema de Tecnologia (com formação técnica, Eletromecânico, por exemplo) e instrumentalização; • Saúde, pois as cidades estão crescendo e precisam desta estrutura.


REGIÃO - CENTRO OESTE • Engenharia Civil, de Produção e Eletrônica; • Tecnologia voltada para Informática; • Obs.: Regiões com grandes desigualdades de demanda. Enquanto no Centro – Oeste há uma forte planta industrial, a região Norte é pouco explorada.


REGIÃO INTERIOR DE SÃO PAULO • Engenharia (Mecânica, Elétrica e Mecatrônica); • Outras áreas muito requisitadas: área administrativa, financeira, recursos humanos e formações técnicas.


REGIÃO SÃO PAULO • Engenharia; Construção Civil (parte de hidráulica), Mecânica, e outras.


REGIÃO RIO DE JANEIRO • Engenharia voltada para mineração (sedes da Votorantim e Vale, entre outras); • Áreas de logística, compras, ferrovias.


REGIÃO ESPÍRITO SANTO • Áreas técnicas e Engenharia (investimento das empresas Petrobrás e Vale) • Construção Civil em tendência de aumento


REGIÃO SUL • Tecnologia da Informação (Ciências da Computação, Analista de Sistema, entre outros); • Engenharia Civil, Elétrica, Mecânica, entre outras; • Setores da Indústria, Serviços e Construção Civil.


REGIÃO NORDESTE • Construção Civil, Engenharia Elétrica, Mecânica e Química; • Administração; • Setor Industrial.

Há também algumas profissões já saturadas no mercado como:

  • Medicina
  • Direito
  • Odontologia
  • e outras mais..."

Isso não quer dizer que não existem vagas, mas os profissionais terão que se dedicar muito mais, serem melhores que os concorrentes, para conseguirem seu lugar.


Fonte: Universia.com.br




O BigodeVelho conclui que:

O mercado de trabalho está concorrido, as oportunidades mais difíceis, e as dificuldades só tendem a ficar maiores. Devemos ter os conhecimentos fundamentais em informática, habilidade de comunicação e trabalho em equipe. Vocês leitores, e principalmente nós jovens, temos que acordar, não adianta sonharmos e não sermos disciplinados. A vida esta aí e temos que nos preparar para este mercado que nos espera, onde apenas os bons conseguem um lugar privilegiado. E qual a receita para isso tudo? Convictamente: estudando, se capacitando e sendo uma pessoa ética, o que lhe tornará totalmente idônea. É isso que o mercado procura, é assim que devemos ser se quisermos ter sucesso na vida! Como dizia Thomas Edison: “O talento é 1% inspiração e 99% transpiração.” Vamos à luta, garantir nossas vagas!

Idônea - O profissional idôneo, correto, honesto, que conduz sua vida e seu trabalho dentro dos princípios legais e éticos, tem a seu favor a consideração, o apreço, a admiração e a confiança das pessoas.




Entrevista

A equipe do BigodeVelho, realizou uma entrevista com Carina Evaristo e Adriana M Alves - responsáveis pelo Recrutamento e Seleçao na Pró-reitoria de Pessoas da Unisul(Universidade do Sul de Santa Catarina) da unidade de Tubarão.

1- Qual o tipo de pessoa certa para o mercado de trabalho?

O tipo de pessoa certa para o mercado de trabalho é a mais qualificada em termos de capacitação técnica, estudos, formação, cursos complementares. A facilidade de relacionamento interpessoal, habilidade para trabalhar em grupos, boa desenvoltura e pré-disposição para mudanças, também são fatores indispensáveis para poder ser absorvido pelo mercado de trabalho.


2- Em contratar jovens. Qual é o maior medo e a maior esperança?

Quanto ao receio em contratar jovens, podemos identificar a falta de maturidade ao lidar com situações adversas que ocorrem no do dia-a-dia, de uma empresa e também a pouca experiência profissional. Quanto às vantagens em lidar com funcionários jovens, destacamos a facilidade para mudanças, a disposição em aprender novas atividades e a motivação.


3- Qual o maior erro das pessoas que estão entrando agora no mercado?

É difícil destacar um erro específico nas pessoas que estão ingressando agora no mercado, é possível ressaltar a falta de preparo emocional que alguns apresentam. Também é importante que os jovens não percam a vontade de estudar, pois é fundamental estar sempre se atualizando.

4- Faltam vagas ou Faltam pessoas capacitadas?

Faltam pessoas capacitadas para suprir o mercado de trabalho. É importante estar sempre informado sobre as necessidades do mercado, e ir atrás de cursos e competências que o mercado necessita, sem esquecer que tão importante quanto estar bem capacitado é gostar do serviço que se faz e escolher profissões que atendem ao mercado e ao seu estilo e comportamento.


Nossos sinceros agradecimentos a essas duas ótimas profissionais.



Vídeos






Recomendações Bibliográficas

O NOVO MERCADO DE TRABALHO – Guia para iniciantes e sobreviventes - Marco A. Oliveira

Mercado De Trabalho No Brasil - Jose Paulo Zeetano Chahad


Links Interessantes

O Mercado de Trabalho está Mudando

O jovem e o Mercado de Trabalho

As Mulheres e o Mercado de Trabalho

[Vídeo] Como entrar no Mercado de Trabalho sem uma Faculdade



44 comentários:

admin disse...

isso ai rapaziada vamo que vamoo

Unknown disse...

beem interessante mesmo :D

Marckson disse...

ta massa galerinhaa, continuem assim, pessoal inteligente vcs sao, isso eu sei! :D

T-bala disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Bem massa , isso é muito importante pro nosso futuro galera isso ai vamo q vamo .

T-bala disse...

isso ai ... pensar no futuro ...

Unknown disse...

Isso mesmo galera, a conclusão de vocês está ótima! O mercado de trabalho precisa de pessoas com especialização, conhecimento e acima de tudo profissionais que se dedicam no que fazem e não pensam em ficar sempre no mesmo lugar, sempre pensando em crescer e levando a empresa junto com o seu crescimento!
Abraçoo a todos!

Unknown disse...

parabens colegas...
ta espetacular esse conteudo, continuem assim que estao indo bem
abraçoo

Sara Tancredo, 5811 disse...

interessante hein, bom trabalho, parabéns!

Murilo Pessoa disse...

Parabens pelo blog

Velha Chica disse...

Muito bom o post de vocês, muito bem escrito, uma coisa que percebi que as profissões que serão muito utilizadas no futuro, serão as relacionadas a o meio ambiente, e a questão das profissões saturadas muito interessante, pois já sabemos que quem tem o sonho de ingressar num dos ramos, tem que saber que vai ter que se destacar no meio de muitos concorrentes.A entrevista está muito boa pois assim nós jovens já percebemos que temos que ter uma base de ensino para sermos pessoas bem sucedidas na vida. Em geral está muito bom o Blog de vocês, agora é ver o que vai dar, Boa Sorte pra equipe.

Unknown disse...

adorei o blog e o conteudo é bem direcionado para os tempos atuais :D

Jackson Rodrigues ↔ disse...

Pô, muito boa a iniciativa de um blog com esse fundamento. Meus parabéns.

H'galera lenches disse...

parabéns ai muito bom o blog.

dvefwq disse...

Pow galera, estão de Parabéns.
Muito boa a iniciativa, conteúdo excelente, muito bem explicado!
Gostei muito mesmo, PARABÉNS!

kexada disse...

Realmente é desse tipo de informação que está em falta na WEB, eu como desenvolvedor sei bem, obrigado

@felipinhotb disse...

Parabens pelo blog muito interessante essas noticias (:

Martian disse...

Gostei MUITO! O mercado de trabalho precisa muito de pessoas que saibam organizar e evoluir além de tudo. Parabéns pelo post!

(Vitor, só pra avisar, aqui é o Marcel. Tá Kanou porque é uma conta antiga bagarai)

mgnumdesenhos disse...

parabens,gostei muito do blog torço muito por voces,espero que venha um ótimo resultado, continua assim, que voces vao longe..

Unknown disse...

Gostei muito do post de vocês e o modo como vocês nos colocaram a par do assunto. Achei muito interessante a entrevista também, é isso ai, continuem assim e eu vou estar acompanhando! Parabéns :D

DJEMIS EFFTING disse...

muito bom,vamo la galeraaa
FALOOOOO

Unknown disse...

Parabéns galera,estão se superando.Achei muito interessante os posts e a entrevista de vocês.

Unknown disse...

Achei muito bom o post de vocês, continuem assim pois os jovens precisam de dicas para o futuro no mercado de trabalho!
abraço

Unknown disse...

aa muito bom mesmoo parabeenss! beijos

Unknown disse...

Matéria muito interessante. Estão de parabéns.

Unknown disse...

adorei o assunto, parabéns!

Unknown disse...

uuau heinn,estão de parabéns..show=)))

werdan disse...

bacana

embaraçoso disse...

parábens galeraaaa, muito bom mesmo.
são pessoas assim que contruirão um futuro para todos nós.
boa sorte ae :)

Unknown disse...

nossa, estão de Parabéns. Arrasaram!
Continuem assim e obterão resultados, podem ter certeza. Forte Abraço'

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

muito bom o blog, e assunto muito interessante! continuem assim, parabéns!

Unknown disse...

Muito bom pessoal do Bigode de Velho!!! Muito boa essa matéria, e muito importante para jovens como nós... Parabéns pela primeira matéria exelente. Abraço!

Michel Lopes Del Sent disse...

Eu como postador e muito bem conhecido da rede pelo TheMediafire.com, não deixei passar vocês. É um site que não peca em detalhes. Tem um visual do Blogger de extrema elegância. É leve, simples e desenvolto. O texto é bem escrito, é bem pensando e refletido. O assunto é um tema mundialmente debatido, e por que não dizer o que mais é roda de conversa hoje em dia, depois da copa do mundo. O problema hoje, não é como chegar lá, é o que fazer, quando se chega lá? Muita gente não sabe... fica perdido. Criando espectativas antes maiores do que as que realmente acontecem. Estudamos tanto pra não saber com o conhecimento que temos, e pior ainda, agente até sabe que só por ter ele temos mais capacidade várias e valiosas coisas da vida, sobre a vida. Mas em alguns lados, muitos profissionais são apenas visionários teóricos. Acredito que vocês tem tanta capacidade de falar e fazer quanto mostram aqui em seu texto. Pra mim, não é apenas uma boa leitura. É algo que vou levar adiante, na prática! Méritos de vocês que estão incentivando isso.

Ótimo blog, assunto bem abordado e comentários dentro do contexto. Gostei! :)

Unknown disse...

è isso ai, mente para o futuro.
Tenho certeza que esse blog vai abri um pouco mais a mente de muitos.

Unknown disse...

Achei muito bom o post de vocês, continuem assim pessoal!!!

Unknown disse...

Vocês estão demonstrando uma experiência que poucos jovens tem pensar no futuro. É isso ai Meus parabéns ao pessoal do blog.

AHES disse...

otimo o post, continuem assim galera

Unknown disse...

é isso ai galera vamo que vamo!!!
ta ficando massa pracaramba...
continuem assim...

Unknown disse...

Otimo conteudo e galera achei certo o que vcs fiseram de colocar um assunto super conpleto pois mercado de trabalho e uma coisa que tem muita para se discutir.
Parabens ai galera :D

Ana Raíssa disse...

Muito legal o blog, parabéns pela iniciativa! :D

werdan disse...

bacana

Unknown disse...

Muito interessante e útil o conteúdo deste blog.
Escrito de forma inteligente e objetiva, certamente servirá como ferramenta para muitos jovens que estão a caminho do primeiro emprego.
Parabéns Vittor e equipe.

Unknown disse...

porra que blog otimo, daria tudo mara ter um blog desse, hsauhsuahsuahsa
ta muito bom, só falta essas demonhada comenta mais ;)

abraço

Postar um comentário