terça-feira, 29 de junho de 2010

Curso Técnico: Emprego garantido.


Fala rapaziada, queremos agradecer a todos pelos comentários, e pelo apoio que andam nos dando. Muito obrigado mesmo.

O tema dessa semana é: Curso Técnico: emprego garantido. E aí, será que é mesmo? Será que vale a pena? Quais os prós E os contras?

Nos da equipe do blog estamos passando por esta experiência de curso técnico agora, com dois integrantes fazendo Técnico em Automação Industrial, e dois integrantes fazendo Técnico em redes de computadores, no Senai(que apóia o desafio do conhecimento). Então vamos ao que interessa!!!


EI, MAS EU NÃO SEI O QUE É UM CURSO TÉCNICO!!!

Cursos técnicos são cursos (é obvio) que preparam as pessoas para uma profissão. Podem ser cursados juntos com o ensino médio, ou após. Onde os conhecimentos práticos são muito bem desenvolvidos, e preparam muito bem o aluno para entrar no mercado de trabalho, e, a saber, como enfrentar o dia a dia e as dificuldades de uma empresa.

Um curso técnico demora em média de dois anos. Então a grade curricular do curso à de ter as matérias que você realmente vai usar, atuando naquela profissão. Podemos dizer que os Cursos Técnicos são uma grande experiência, lhe preparando muito bem para o mercado de trabalho.



Vale a pena?

Qual a sua meta para o futuro? Certo dia uma professora de recursos humanos me falou que se eu quisesse mais, não dava para ficar só no curso técnico, mas para o meu início no mundo do trabalho este curso seria um grande passo para o meu PRIMEIRO EMPREGO, e conseqüentemente trabalhando na área desejada ganhando um salário médio de técnico, poderia até pagar a minha faculdade.

Essa é uma visão que muitas pessoas têm na hora de fazer sua matricula num curso. Já que a faculdade é economicamente mais pesada. Faço um curso, trabalho, e pago minha faculdade.

O curso técnico tem suas grandes vantagens. Que além de lhe colocar mais rapidamente no mercado de trabalho, você terá uma grande base para a sua graduação. Ex: O Técnico em Automação industrial poderá fazer Tecnologia em Automação Industrial ou Engenharia de Controle e Automação que terá uma grande base.

Uma desvantagem é que os cursos técnicos são focados numa área especifica. Diferentes das faculdades que, tem mais disciplinas, o que pode gerar uma visão diferente (e melhor) que os técnicos. Gerando desvantagens para quem tem o curso técnico.


Porque, eu deveria fazer um curso técnico?

Existem dois tipos de pessoas que escolhem fazer os cursos técnicos: As que escolhem para o vestibular e para ter uma grande base na faculdade, e outras escolhem fazer um curso técnico para se ‘bancarem’, como o curso técnico te leva mais rapidamente para o mercado de trabalho, você trabalha enquanto faz o ensino superior.

Você deveria fazer um curso técnico porque, alem de praticar muito o que você ira aprender, você sairá na frente de seus concorrentes, nas entrevistas de emprego, vestibulares... Conseguindo um emprego mais rapidamente, e consequentemente estará traçando um futuro com experiência, conhecimento e principalmente sucesso.


O curso técnico substitui a faculdade?

Você não pode apenas fazer um curso técnico, não para o mercado de trabalho de hoje. Um curso técnico não tem a capacidade de substituir uma graduação de faculdade, no curso técnico o ensino é mais voltado para a prática, enquanto a faculdade é mais o estudo teórico. Apesar de não ser tão bem remunerada quanto uma faculdade, o curso tem tanta importância quanto à “facul”, afinal o que lhe é ensinado no curso, te prepara para as necessidades do dia-a-dia de uma empresa.




O BigodeVelho conclui que:

Quem consegue conciliar o curso técnico e o ensino médio, tem grandes chances de alcançar suas metas profissionais, afinal quando é dada a largada para o mercado de trabalho (assim pode se chamar o término do ensino médio) é como se as pessoas que fazem o curso saíssem na frente, afinal a pessoa já conhece sobre a área que pretende atuar, ai cabe ao profissional atuar com seriedade e aplicar todo aquele conhecimento que aprendeu no curso.

Como no tema passado ("Como você enxerga o mercado de trabalho e as oportunidades de empregos?") foi discutido, as oportunidades existem e muitas vezes o que falta é o profissional capacitado.



Entrevista

A equipe do BigodeVelho realizou uma entrevista com Alisson de Souza, que ja fez cursos técnicos e foi absorvido pelo mercado de trabalho.

Alisson de Souza, 19 anos, Tec. Informática com habilitação em Programação , Tec.Redes para computadores e Curso Superior de Ciencia da Computação.

Você considera o curso técnico um “atraso de vida”?

De maneira alguma, um curso técnico oferece ao cursando a possibilidade de sair a frente no mercado de trabalho, que na minha opinião é uma vantagem. Enquanto eu estava cursando o segundo semestre de Informática surgiram duas oportunidades de emprego em empresas da região. O mercado atualmente está escasso de mão de obra, o que aponta mais uma vantagem em fazer um curso técnico, por durar apenas 2 anos em média ,os técnicos ocupam as vagas de emprego enquanto se especializam na área.


Você concorda com o pensamento de que Curso técnico é emprego garantido?

Não, nenhum diploma garante emprego, porem se você for um técnico e estiver bem preparado terá um emprego na certa.


O curso técnico te ajuda aonde?

O conhecimento adquirido me ajuda muito, a faculdade que estou cursando é da mesma área do curso que faço, muitas das coisas que são passadas na faculdade eu já conheço, o que me proporciona uma segurança e um rendimento maior.






Vídeos






Links Interessantes

Portal Senai

Curso Técnico x Faculdade

Curso Técnico x Faculdade II

36 comentários:

Ana Raíssa disse...

Muito interessante esse novo tema do blog. O assunto gera grande dúvida entre nós estudantes, mas acredito que com um curso técnico as coisas se tornam um pouco mais fácil, é uma ponta para ingressar no mercado de trabalho, um diferencial. Muito bom o post, adorei mesmo. Beijos!

kexada disse...

Muito bom!

mgnumdesenhos disse...

gostei, com isso vou procurar achar algum curso que encaixe o que eu quero fazer no futuro,

Unknown disse...

muito bom o post de vocês e conforme o que eu li, achei o tema muito bem colocado, vocês realmente nos deixam par do assunto! Parabéns para todos e vou continuar acompanhando o bigode :D

Marckson disse...

muito boom galerinha, continuem assim!

Unknown disse...

Muito bom o blog. Me matriculei no curso técnico semana passada e acho que as dúvidas que eu tinha já foram tiradas. hehe Paaaarabéns!

Unknown disse...

legal o blog, muito completo! parabéns process

CME São Martinho disse...

Muito bom..

dvefwq disse...

Parabéns mais uma vez pessoal.
Esse tema é de grande importância e foi muito bem abordado por vocês.
Estão de parabéns mesmo!

Nós, jovens, que estamos cursando um curso técnico, devemos estar cientes das oportunidades e dos benefícios que tal curso nos oferecerá. E vocês nos mostraram isso.
PARABÉNS, e continuem assim.

DJEMIS EFFTING disse...

vamo la galera, sem estudo nao conseguimos nada.
parabéns pessoal

Luke disse...

Ótimo, gostei pra caramba

Unknown disse...

parabéns, muito bom o blog. boa matéria, continuem assim!

Unknown disse...

muito bom o blog, super completo, gostei muito!

Unknown disse...

para bénsss, adoreiii

Unknown disse...

muito bom, parabéns. continuem assim, bj

day disse...

Bom eu já faço curso tecnico õ/
E penso ser uma fomação muito boa...
E sempre é bom um post como esse pra esclarecer duvidas para quem não tem acesso ou não conhece ...

Unknown disse...

Adorei o post, faço curso tecnico e logo estarei no mercado de trabalho. Ficou muito interessante o jeito de como vocês abordaram o assunto. Continuem assim, beijão.

Unknown disse...

Eu também faço curso tecnico.. e acho muito bom *-*

Parabéns aii para vocês e continuem assim.. porque é bom esclarecer duvidas... e passar informaçoes também .

antenados disse...

muito bom, parabéns!

Unknown disse...

Gostei muito o tema do blog de vocês, é interessante principalmente para as pessoas que tem dúvidas em relação se vale a pena ou não o curso técnico hoje. Parabéns pelo trabalho que vocês estão desenvolvendo.

Unknown disse...

Parabéns, muito bom o blog, continuem assim meninos :D

Unknown disse...

legal, parabéns :)

Unknown disse...

Gostei, super completo o blog! Informações interessantes. Parabéns pelo trabalho..

Unknown disse...

legal ;)

Unknown disse...

Bela iniciativa vcs tiveram tem gente que não conhece muito sobre o assunto e aqui podem tirar todas as duvidas!
Parabéns

Unknown disse...

Gostei! Ficou show.

Unknown disse...

Parabéns
Geralmente são estas duvidas que surgem na cabeça dos que pretendem fazer o curso, muito interessante mostrarem isto para as pessoas, mostrarem a elas que com o mesmo podemos adquirir grande conhecimento, proporcionando um rendimento melhor sobre a faculdade que pretendemos fazer ou até mesmo sobre o mercado de trabalho.
Estão de parabéns mesmo, continuem assim.

Anônimo disse...

Fico ótimo,uma boa ideia de mostar o que os cursos tecnicos tem a oferecer .

AHES disse...

Concerteza o curso tecnico ajuda no futuro do pessoal... Otimo post galera do bigode velho

Unknown disse...

parabéns, muito bom

Unknown disse...

Cara Muito bom mesmo. Esse assunto tem muito a se discutir principalmente com os jovens :D

Bozo Loco disse...

não fiz curso técnico e virei palhaço.

Unknown disse...

Parabéns novamente galera,muito bom.

O que vem a seguir? disse...

Parabéns galera!!! Mais uma matéria muito interessante e muito bem feita... curso técnico é muito importante para os jovens hoje, pois pode abrir muitas portas no nosso futuro.

Débora May disse...

muito bom, um tema super polemico que gera muitas duvidas entre nós jovens.

Rogerio da Silva disse...

Materia muito boa,gostei muito.
Eu faço Automação Industrial no SENAI, e estou gostando muito do curso,e principalmente com as esperanças de entrar em uma empresa boa.
Na minha opnião um curso tecnico e esencial para quem quer entrar no mercadode trabalho.

Postar um comentário